Steel frame
O trabalho exposto a seguir compreende um estudo sobre estruturas de aço e, principalmente sobre o sistema Steel Frame. Abordaremos tudo que envolve o sistema, desde seu histórico a conceito e usos.
2. Introdução
O aço vem ganhando espaço cada vez mais destacado e forte no ramo, em especial, da construção. É um material flexível e dinâmico, de alta precisão que pode auxiliar arquitetos, engenheiros e construtores em diversas edificações. O aço, quando trabalhado pode ser usado até para fazer pequenas esculturas.
Este material passou por diversos processos de tecnologia para atender exatamente o que a construção civil de hoje precisa. Há outros materiais que têm vantagens em cima do aço por serem mais leves ou até mais resistentes ao fogo, mas a composição do aço é inigualável e insubstituível.
3. O aço
Aço é uma liga metálica formada especialmente por ferro e carbono. A porcentagem de carbono pode variar de 0,008 à 2,11%. A diferença do aço para o ferro fundido é justamente essa: a variação da porcentagem de carbono, onde a de ferro fundido fica entre 2,11% e 6,67%.
Há ainda outras diferenças visíveis, como por exemplo a flexibilidade de aplicações e manuseio. O aço é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é fabricada pelo processo de fundição.
A classificação mais comum do aço acontece de acordo com a sua composição química. Além do ferro e do carbono, o aço é capaz de incorporar outros elementos químicos, alguns, muitas vezes, prejudiciais, provenientes da sucata, do mineral ou do combustível empregue no processo de fabricação, como o enxofre e o fósforo.
O enxofre e o fósforo são elementos prejudicais ao aço, pois acabam por intervir nas