Os problemas das áreas urbanas e as formas de intervenção
Neste trabalho, realizado no âmbito da disciplina de geografia, iremos abordar o tema “Os problemas das Áreas Urbanas e as formas de intervenção Urbana” desenvolvendo, da melhor forma possível, os seguintes subtemas: * Vantagens e desvantagens de viver nos centros urbanos; * Vantagens e desvantagens de viver nos centros rurais; * As características da rede urbana; * As características da rede urbana; * O papel das cidades médias; * O atenuar do Crescimento das grandes Aglomerações; * A inserção na rede urbana europeia; * As complementaridades funcionais/Estratégias de cooperação;
Vantagens e desvantagens dos centros urbanos
Como tudo, o espaço urbano tem vantagens e desvantagens, viver no espaço urbano pode ser muito vantajoso em termos de laser ou economia relativamente ao espaço rural, porém, em carácter social o espaço rural é muito mais vantajoso.
Relativamente às vantagens, o espaço urbano beneficia, acima de tudo, de uma maior quantidade de comércio e a sua proximidade, de vida cultural e de uma grande proximidade das vias de comunicação.
Na cidade, existe uma grande oferta de serviços, seja a nível de comércio, saúde, educação, burocráticos, (segurança social, embaixadas, etc. ….) e emprego, além de não ser necessário uma grande deslocação para encontrarmos esses serviços.
A nível cultural, é na cidade que podemos encontrar a maioria do património nacional, a maioria dos museu e também a maioria de eventos como consertos e convenções.
Em termos de proximidade de vias de comunicação e de transporte, é uma vantagem que a cidade tem perdido com o desenvolvimento rural, porém ainda é necessário deslocarmo-nos á cidade para encontrarmos certas “estradas” e ou transportes como metro, comboio, ou eléctrico.
Vantagens:
-Oferta de bens de consumo
-vida cultural (concertos, museus etc.)
-outros eventos que necessitam de um grande mercado para se realizarem