Tratamento de Resíduos
Resíduos são materiais que, desde a produção ao consumo, se vão deitando fora por, aparentemente, não terem utilidade.
A enorme quantidade de resíduos que existe hoje, deve-se essencialmente ao crescimento das populações, ao desenvolvimento tecnológico e ao aumento descontrolado do consumo de recursos naturais.
• Quais os tipos de resíduos e suas origens?
Os resíduos podem ser classificados em: • Resíduos Sólidos Urbanos (embalagens, papéis, vidros, restos de alimentos e pilhas) são resíduos provenientes de residências ou qualquer outra atividade que gere resíduos com características domiciliares; • Resíduos Industriais (pneus, baterias, óleos usados, sucatas, resíduos de madeiras de lagares de azeite, etc.) são resíduos resultantes das actividades de exploração, manufaturação e utilização dos recursos naturais (resíduos gerados em estabelecimentos Industriais). • Resíduos Hospitalares são resíduos produzidos em unidades de prestação em cuidados de saúde em seres humanos e em animais, ou seja, são resíduos provenientes dos laboratórios de análises e dos centros de investigação científica que trabalham na área da saúde. • Resíduos Perigosos são os que contêm substâncias que põem em risco o equilíbrio dos ecossistemas e a saúde das populações.
• ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais) As ETAR são construídas para receber e tratar os vários tipos de águas residuais (urbanas, industriais e domésticas).
As águas com uso industrial ou municipal encontram-se degradadas por sólidos em suspensão: bactérias, sais, nutrientes e materiais em decomposição, entre outros contaminantes. As outras águas são tratadas através de processos físicos, químicos e biológicos, podendo ser lançadas no ambiente sem perigo para os