Tratamento de residuos agroindustriais
POR: Prof. Antonio Teixeira de Matos
Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental
Universidade Federal de Viçosa
ACADEMICAS: Daniela De nardin, Eliza Campestrini. 2º ano Gestão Ambiental. Prof Vanessa
RESUMO
TRATAMENTO DE RESIDUOS AGROINDUSTRIAIS
As atividades agropecuárias e de processamento de produtos agropecuários tem proporcionado sérios problemas de poluição no solo, águas superficiais e aguas subterrâneas. Como os resíduos de atividades agroindustriais, apresentando grande concentração de material orgânico, o seu lançamento em corpos hídricos pode afetar o grande decréscimo na concentração de oxigênio dissolvido nesse meio, pois depende da concentração de carga orgânica e de quantidade lançada nesses corpos hídricos.
Quando há o lançamento de grande quantidade de material orgânico oxidável no corpo hídrico as bactérias aeróbicas, passam a utilizar o oxigênio disponível no meio aquático, baixando sua concentração na agua e podendo provocar a morte de peixes e outros animais aquáticos aeróbios, por asfixia. A pecuária intensiva é uma forma de exploração concentradora de dejetos animais, sabidamente possuidores de grande carga poluidora para o solo, ar e água. A lavagem de baias de leite, pocilgas, aviários, entre outros, gera grande quantidade de efluentes poluentes. Os resíduos agroindústriais são gerados no processamento de alimentos, fibras, couro, madeira, produção de açúcar e álcool.
2. CARACTERIZAÇÃO DOS RESIDUOS AGROINDUSTRIAIS
O conhecimento das quantidades geradas e as principais características físicas e químicas dos resíduos agroindústriais são fundamentais para a concepção e o dimensionamento dos sistemas de tratamento ou disposição dessas aguas na natureza.
2.1 RESIDUOS SOLIDOS
Os resíduos sólidos da agroindústria (bagaços, restos de frutas, e hortaliças) são constituídos por aqueles provenientes de usinas de suco-alcooleiras, matadouros e indústrias de