16 2014 29042014

1612 palavras 7 páginas
TRATAMENTO, USO E IMPACTO DE RESÍDUOS URBANOS E AGROINDUSTRIAIS NA
AGRICULTURA

Edna Ivani Bertoncini
Eng. Agr., Dra, PqC do Polo Regional Centro Sul/APTA ebertoncini@apta.sp.gov.br O reuso agrícola de águas residuárias, e o aproveitamento de resíduos sólidos urbanos e agroindustriais na irrigação e fertilização de culturas é emergente nas condições do sudeste brasileiro, em que há conflitos pelos usos múltiplos da água, contaminação de mananciais por esgotos e efluentes, saturação de aterros sanitários e elevados gastos com importação de fertilizantes minerais para suprir a demanda de extensas áreas cultivadas com cana-deaçúcar, eucalipto, soja, milho, entre outras culturas.
A utilização de dejetos animais em solos agrícolas como a cama-de-frango, resíduos da suinocultura e bovinocultura sempre foi considerada normal no meio rural, e seu controle na maioria das vezes sempre era efetuado pelo próprio agricultor. Contudo, tais resíduos apresentam elevada carga orgânica, nutrientes e contaminantes em excesso que pode contaminar solos e águas subterrâneas e superficiais pelo seu uso contínuo.
Há métodos para tratamento de tais resíduos de modo a reduzir ou melhorar os componentes indesejáveis e aproveitar-se dos seus inúmeros benefícios na fertilização de solos, especialmente aqueles sob condições tropicais, intemperizados e pobres em matéria orgânica. Nos últimos anos, órgãos ambientais e o setor de pesquisa concentram esforços para regularizar a utilização desses materiais em solos, de modo a produzir alimentos e carne de modo sustentável, e ao mesmo tempo, gerar renda extra ao produtor por meio da geração de biogás, água de reuso e composto orgânico.

O aproveitamento de resíduos urbanos na agricultura traria benefícios ambientais imensuráveis, com redução do passivo ambiental de aterros sanitários, aproveitamento do

www.aptaregional.sp.gov.br

material orgânico e retorno dos elementos ao seu ciclo biogeoquímico, com redução de custos com adubos químicos.

Relacionados