Economia Verde A Coincidencia Maxima Do Capitalismo Tradu O
Economia Verde: a maior consciência do capitalismo
Com base crises financeira, o "que de alguma forma está escondendo todas as outras crises" (econômica, energética, ambiental, histórico, comida, etc.) não é muito grande espaço para avançar na formulação de alternativas no marco da Rio-20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, diz o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, director do Centro de Estudos socialista, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal , com quem iniciou um diálogo que se segue.
Com a crise, através de casos oficiais cada vez mais se falar de "economia verde" como uma nova tábua de salvação. Qual é a sua opinião?
Economia Verde será o tema que vai dominar a Rio + 20 é uma alta consciência do capitalismo. O capitalismo tem que encontrar uma maneira de entender a crise ecológica, crise ambiental, a crise energética, a crise alimentar, mas sempre visto do ponto de vista do lucro, porque o capitalismo é amoral, não tem nenhuma concepção de dignidade humana, muito menos uma concepção de Pachamama. Então, sempre tendo a dificuldade em encontrar formas de construir, a rentabilidade viável do capitalismo verde Economia Verde está transformando a crise ecológica e ambiental na acumulação de recursos, além de criar mercados de carbono, todos os serviços ambientais são um novo ramo da industrialização, e procura fazê-lo de uma forma que parece sustentável. A economia verde é a teoria do seguimento natural do desenvolvimento sustentável.
No entanto, concluiu-se há muito tempo que o desenvolvimento como entendido é insustentável ou sustentável e sustentabilidade não requer um desenvolvimento alternativo, mas sim uma alternativa para o desenvolvimento, outras formas de ver. Estas alternativas são outros conceitos que não são concepções capitalistas. Há apenas uma alternativa para o desenvolvimento de um horizonte pós-capitalista, onde os valores de uso, por exemplo,