Tratamento de Materiais - Aço
O que é Aço?
É uma liga ferrosa passível de deformação plástica que, em geral, apresenta teor de carbono entre 0,008% e 2,0% na sua forma combinada e, ou, dissolvida e que pode conter elementos de liga adicionados, ou residuais.
O que é Tratamento Térmico?
Operação ou conjunto de operações realizadas no estado sólido compreendendo o aquecimento, a permanência em determinadas temperaturas e resfriamento, realizados com a finalidade de conferir ao material determinadas características.
Por que fazer o tratamento térmico?
O tratamento térmico do aço é fundamental para maximizar desempenho de peça, ou ferramenta. Sem o tratamento térmico do aço muitas operações industriais, tais como usinagem, conformação (a frio, ou a quente), corte, injeção, extrusão, etc; não seriam realizadas de forma adequada, ou mesmo não realizadas, também serve para maximizar as propriedades mecânicas das ligas ferrosas e não ferrosas. O tratamento térmico é uma operação que compreende a tríade: conhecimento metalúrgico, bom senso (experiência) e arte.
Existem vários tipos de Tratamento Térmico, os mais importantes são:
Recozimento:
Recozimento Pleno
Recozimento Subcrítico
Recozimento alívio de Tensão
Normalização
Têmpera
MartêmperaAustêmpera
RevenimetoSolubilização
Esferoidização/Coalescimento.
Recozimento
O recozimento visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, fascilitar o trabalho a frio ou atingir a microestrutura ou as propriedades desejadas.
O recozimento é composto de três estágios: Recuperação - Este primeiro estágio do recozimento é verificado a temperaturas baixas. Nele ocorre um re-arranjo das discordâncias, de modo a adquirir configurações mais estáveis, embora não haja, pelo menos aparentemente, mudança na quantidade de defeitos presentes. Não há nenhum efeito sensível sobre as propriedades do material.
Recristalização – Em temperaturas mais elevadas, verifica-se grande alteração na microestrutura do metal, com