Tratamento de irregularidades em ligações de água
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de processo de gestão de irregularidades, passando pelas fases de identificação de ligações para visitas; montagem e gerenciamento das equipes, execução dos serviços de vistorias e regularizações em campo, atendimento aos clientes e apuração dos resultados alcançados.
METODOLOGIA
As irregularidades em ligações de água são um problema conhecido por todas as concessionárias de saneamento, e o tratamento destes “maus” clientes deve ser de forma efetiva e contínua, pois além de atuar nos atuais fraudadores, inibe aqueles que poderiam vir a fraudar. Quanto mais conhecemos o fraudador melhor podemos trabalhar para que os mesmos tipos de irregularidades não voltem a acontecer, conhecimento este que serve ainda como subsídio para o desenvolvimento de novas tecnologias e inteligências que permitam diminuir nossas perdas de água.
O processo apresentado a seguir procura de forma simples gerir todo o processo de combate às irregularidades, com tarefas simples e que podem ser adequadas a uma rotina, permitindo a continuidade e manutenção do processo seguindo sempre um padrão determinado.
1- Identificação de ligações para visitas
O primeiro passo no combate às irregularidades é identificar imóveis candidatos a receber uma inspeção. Todo e qualquer indício deve ser apurado, lembrando que o fraudador fará sempre o que estiver ao seu alcance para acobertar sua irregularidade. Conhecer as irregularidades e saber identificar seus vestígios ou sinais deve ser uma atribuição de toda a força de trabalho, pois o melhor momento para encontrar uma irregularidade é aquele em que o cliente não espera uma visita. As principais fontes de alimentação para inspeções são:
-Apontamento do responsável pela apuração de consumo: no momento da apuração de consumo (leitura do medidor) o responsável tem acesso à ligação, e pode identificar irregularidades como ligações