Projeto Integralizador
A empresa é a principal executora das ações em todo o estado, atendendo 364 municípios dos 417 e 12,7 milhões de pessoas com abastecimento de água e 4,5 milhões com esgotamento sanitário distribuídos em 3,5 milhões de domicílios atendidos com água tratada e 1,26 milhões de domicílios ligados à rede coletora de esgotos. As obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água estão sendo executadas com recursos da ordem de R$ 28 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2/ Saneamento). Serão beneficiados mais de 100 mil habitantes nos municípios de Santo Estevão, Ipecaetá, Anguera e Serra Preta, além de localidades rurais do entorno. A previsão é que as obras sejam concluídas no 2º semestre de 2015.
O sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Salvador atende à capital baiana e aos municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, Santo Amaro e Saubara. A integração da infraestrutura de abastecimento para atender a esses municípios é necessária porque boa parte dos pontos de captação de água para tratamento e distribuição encontram-se fora do perímetro de Salvador.Da barragem de Pedra do Cavalo, a 120 quilômetros da capital baiana, a água bruta segue por adutora até a Estação de Tratamento Principal (ETA
Principal), situada em Candeias, que também recebe água da barragem Joanes II. Outras captações são feitas nas barragens Joanes I e Ipitanga I e a água desses mananciais é tratada, em Salvador, nas estações Teodoro Sampaio e Vieira de Melo. Para completar a estrutura de tratamento do sistema, existem ainda a estação do Cobre, que trata a água da barragem do Cobre (atualmente fora de operação) e a estação Suburbana, que trata água da barragem Ipitanga II.
Das 606.947 ligações de água existentes em Salvador, 106.846 foram implantadas pela Embasa entre dezembro de 2006 e agosto de 2013.
TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUA BRUTA SANTA HELENA - JOANES II
Em