Tratamento de Gás
AUTORES: RAMOS, S.A.P. (UFES) ; SOUZA, M. G. (AEV) ; SIQUEIRA, G. F. (UFES)
RESUMO: O dióxido de enxofre é liberado na atmosfera tanto por meio natural quanto antrópico. Quando a quantidade de SO2 é muito alta na atmosfera, além de comprometer a qualidade do ar, pode provocar chuvas ácidas. A principal fonte antrópica de emissão desse gás é a combustão do carvão, mineral que possui entre 0,1% e 6,0% de enxofre.
A coqueria Heat Recovery tem como principal característica a queima de toda matéria volátil presente no carvão mineral dentro dos próprios fornos e a pressão negativa na qual trabalha, impede a saída dos gases do forno. A dessulfurização do gás produzido na combustão pode chegar até a 80%. Entretanto, a eficiência média é de 67%. Mesmo com a eficiência menor, a quantidade emitida está abaixo do limite máximo permitido pela resolução CONAMA 382/2006.
PALAVRAS CHAVES: carvão, dessulfurização, qualidade do ar
INTRODUÇÃO: Uma das principais características da atmosfera da Terra é que ela é um ambiente oxidante, fenômeno que se explica pela presença de alta concentração de oxigênio diatômico (BAIRD, 2007), além disso, contém elementos que agem como catalizadores e tem a luz solar como fonte de energia. Portanto, o SO2 emitido reage na atmosfera, formando H2SO4, um dos componentes da chuva ácida.
A emissão de SO2 ocorre tanto por fontes naturais (vulcões e superfície do mar) como antrópicas (combustão). A consequencia disso é a deterioração das condições ambientais, resultando na mudança da composição da atmosfera (BAIRD,2007).
A maior fonte não-natural de dióxido de enxofre é a combustão de combustíveis fosseis em processos industriais. Durante a combustão, praticamente todo o enxofre contido no combustível se oxida para SO2. A concentração resultante do gás nos produtos de combustão é proporcional à porcentagem de enxofre contida no