erere
O livro começou a a ser criado no ano de 1990, quando autores :Carmen Lucia Soares,Celi Nelza Talfarel,Maria Elizabeth Medicis ,Lino Castellani filho,Micheli Ortega Escobar,Valter Bracht. Se reuniram numa sala da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual d e Campinas –UNICAMP.
Este livro expõe e discute questões teórico –metodológicos da Educação Física , tomando-a como matéria escolar que trata, pedagogicamente ,temas da cultura corporal,ou seja os jogos, a ginástica ,as lutas ,as acrobacias , a mímica, o esporte e outros.Este é o conhecimento que constitui o conteúdo Educação Fisica.Esse livro foi criado pensado nos professores de Educação Física e nos futuros docentes.
CAPITULO 1: A EDUCAÇÃO FISICA NO CURRICULO ESCOLAR:Desenvolvimento da Aptidão ou Reflexão sobre a Cultura Corporal.Este capitulo busca situar as duas perspectivas da Educação Física escolar – desenvolvimento da aptidão física ou reflexão sobre a cultura corporal –no âmbito de suas matrizes pedagógicas .
A RESPEITO DO PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO
Tais interesses podem ser classificados em imediatos e históricos (SOUZA,1987:11).Pode-se dizer,grosso modo, que os interesses imediatos da classe trabalhadora, na qual se incluem as camadas populares, correspondem a sua necessidade de sobrevivência , a luta no cotidiano pelo direito ao emprego ,ao salário , a alimentação, ao transporte ,a habilitação,a saúde ,a educação,enfim , as condições dignas de existência .
Os interesses imediatos da classe proprietária correspondem as necessidades de acumular riquezas,gerar mais renda,ampliar o consumo,o patrimônio etc.Ainda com relação a essa classe, seus interesses históricos correspondem a sua necessidade de garantir o poder para manter a posição privilegiada que ocupa na sociedade e a qualidade de vida construída e conquistada a partir desse privilegio.
Os interesses históricos da classe trabalhadora vem se expressando através da luta e da vontade política