Tratamento de esgoto
Na digestão anaeróbica, ocorrem processos que resultam na decomposição da matéria. O primeiro processo é a liquefação ou hidrólise onde o material orgânico complexo é transformado em compostos dissolvidos ou matéria orgânica volátil. A segunda fase é a gaseificação que é dividia em duas fases acidogênese, onde os compostos são transformados em ácidos orgânicos voláteis (fórmico, acético, propiônico, butírico e valérico), e acetogênese, onde os produtos anteriores são transformados em acetato, hidrogênio e monóxido de carbono. A terceira fase de todo esse processo é a metanogênese, onde os produtos da acetogênese são transformados, principalmente em metano (CH4), podendo ser gerados outros gases.
Lodo ativado é o floco produzido num esgoto bruto ou decantado pelo crescimento de bactérias e é acumulado em concentração suficiente graças ao retorno de outros flocos previamente formados.
a) No Sistema de Lodo Ativado com Aeração Prolongada, a biomassa permanece mais tempo no sistema, 18 a 30 dias. Os tanques de aeração são maiores o que implica na menor concentração de matéria orgânica. Para que as bactérias sobrevivam, elas consomem a matéria orgânica existente em suas células. Desta forma, o lodo sai estabilizado do tanque de aeração, não havendo necessidade de se ter um biodigestor.
Não se faz necessárias unidades de decantação primária.
b) O Sistema de Lodo Ativado Convencional é formado por um reator e decantadores, primário e secundário, para a matéria orgânica em suspensão sedimentável saia antes do tanque de aeração, com o intuito de economizar energia. O tempo de detenção hidráulica é mais baixo, da ordem de 6 a 8 horas e a idade do