Tratamento de esgoto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ENGENHARIA AMBIENTAL
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
ETE
Aluna: Priscilla Rodrigues de Assis
Turma: AO1
GO - 2012
Apresentação
“Saneamento é o controle de todos os fatores de meio físico do homem que podem exercer efeito deletério, sobre seu bem-estar físico, mental, ou social”
A Palavra esgoto tem sido amplamente para definir tanto tubulação condutora das águas servidas de uma comunidade, como também o próprio líquido que flui por estas canalizações. Uma definição para despejos provenientes das diversas modalidades de uso e da origem das águas. Existem vários tipos de esgoto, porém neste trabalho vamos falar sobre o esgoto doméstico ou domiciliares provenientes de residências, edifico comerciais ou qualquer edificação que contem instalações de banheiro, lavanderias, cozinha ou qualquer dispositivos de utilização da água para fins domestico.
O Esgoto domestica compõe essencialmente da água do banho, urina, fezes, papel, resto de comidas, sabão e detergentes. Um sistema de esgoto sanitário encaminha seus efluentes, direta ou indiretamente, para corpos d’água .O processo de tratamento dos esgoto são formados por uma serie de operação unitária que são empregadas para remoção de substancia indesejáveis, para a transformação de substancias aceitável para que possam ser devolvida os rios.
Na Estação de tratamento de Esgoto inclui também o tratamento e a destinação final do resíduo sólidos (lodo ou biossólidos) gerado a parti dos processos ultilizado. Exitem varias formas de se dispor desdes resíduo, como por característica climáticas e propriedade dos solos locais. Tem-se pesquisa dirigidas para reuso agricula, transformando este resíduo em insumo para agricultura.
A ETE traz benefício ambientais, pois trata de um estogo bruto em esgoto tratato, o objetivo básio e transformar a água provimente de uso humano em água compatível com a qualidade