Tratamento de Agua respostas
2.
3. Processos físicos – decantação e filtração
Processos químicos = coagulação e floculação + coagulação
4. Floculação – processo no qual recebe substâncias químicas como sulfato de alumínio entre outras. Este produto faz com que as impurezas da água reajam com a substância química, formando metais pesados fáceis de serem removidos.
5. Quando a água entra em contato com certos materiais, passa a existir em sua composição uma quantidade excessiva de íons Ca2+ e Mg2+ o que a torna imprópria para consumo humano. Quando em contato com o sabão, a água dura faz espuma.
6. Doce – Até 0,05 % de salinidade.
Salobra – Até 3% de salinidade.
Salina – Acima de 3% de salinidade.
7. Temperatura – Ambiente
Cor – Até 15 uHazen
Turbidez – 1 UT
8. A purificação da água ou potabilização é um processo que consiste no tratamento da água, a fim de remover os contaminantes que eventualmente contenha, tornando-a potável, isto é, própria para o consumo humano.
9. pH – 6,5 a 8,5 potável
Cloreto – 250 mg/l
DQO / DBO = 1
Ferro = 0,3 mg/l
10. Se houver CO2 e ácidos minerais presentes na água, o pH é ácido. Se houver bicarbonatos e carbonatos; hidróxidos; boratos, silicatos e fosfatos, o pH é básico.
11.
12. DBO – mede a quantidade de oxigênio necessário ao metabolismo de bactérias aeróbias que destroem a matéria orgânica.
DQO – mede a quantidade de oxigênio necessário para a total oxidação de carga poluente em dióxido de carbono e água.
São importantes para avaliação de água e efluentes (esgoto).
13. A aeração também se refere ao processo feito na água de remoção do gás carbônico em excesso, do gás sulfídrico, do cloro, metano e substâncias aromáticas voláteis, e de aumento da oxidação e precipitação de compostos indesejáveis através da transferência de substâncias do ar para a água, e de substâncias voláteis da água para o