Tratamento 4
Fernanda Vanhoni Biz
Novembro/2009
Impermeabilização
Implantação em todas as superfícies que terão contato com resíduos: Base – 1,5 m de argila compactada com coeficiente de permeabilidade k<10(-7) cm/s;
Manta de PEAD com espessura e = 1,0mm (podendo ter espessura > conforme exigência do órgão ambiental);
Manta geotêxtil;
Camada drenante de brita com 0,25m para a drenagem dos líquidos. Impermeabilização
*Impermeabilização – Biguaçu/SC
*Detalhe do colchão drenante
Drenagem dos gases
Os drenos de gases são verticais e interligados com a drenagem de chorume:
Geralmente os drenos possuem diâmetro de 1,5 m envoltos por tela do tipo Telcon preenchidos por rachão, com um tubo de PEAD perfurado no centro com d = 0,20 m.
Drenagem de Gases
Drenagem de Gases
Drenagem de Gases
Drenagem das águas pluviais Composta por drenos temporários e permanentes. Os drenos temporários são formados por valetas executadas nas bermas de corte do aterro e nas camadas de cobertura que desviam as águas para os drenos permanentes situados no entorno do AS.
*Colchão reno
Tratamento do Chorume
Físico-químico
Biológico
DEGRADAÇÃO DAS MATÉRIAS ORGÂNICAS - MO
No processo nutricional dos microorganismos (bactérias) ocorrem diferentes reações bioquímicas, são as reações de metabolização dos nutrientes bacterianos e as reações entre os subprodutos do processo.
Podem ser identificados três tipos de reações: produção da biomassa, produção de metabólitos e reações de manutenção.
A primeira corresponde à formação da matéria unicelular dos microorganismos, a segunda refere-se a geração dos metabólitos, que são os subprodutos da nutrição dos microorganismos, ente eles o gás metano e a última verifica-se entre as substâncias químicas intermediárias geradas no processo de fermentação.
Muito embora não seja possível identificar todas reações que tem lugar durante a fermentação das matérias orgânicas, devido principalmente à diversidade da colônia bacteriana e à