05 Tecnologia Da Informa O
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 3º SEMESTRE
DISCIPLINA: GESTÃO DE S.I. E NEGÓCIOS NA INTERNET
PROF. MSc. ADM CARLOS ANTÕNIO SILVA PINHEIRO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
- DISPOSITIVOS E USABILIDADE -
Durante muito tempo, Tecnologia da Informação foi tratada e operacionalizada pelas empresas com base em uma visão muito estreita que a situava apenas no pequeno mundo de um CPD (centro de processamento de dados). Eram tempos em que a informática servia muito mais aos propósitos do próprio órgão gestor da tecnologia que aos objetivos da empresa. Muitos erros foram cometidos por conta do caráter elitista que a informática tinha, principalmente pelo distanciamento que os usuários mantinham daquele ambiente.
No início da utilização da informática pelas empresas, esse caráter elitista era quase justificável, pois, a tecnologia era caríssima, problemática para manter, difícil de usar e causava muita dor de cabeça aos usuários.
Era natural que os usuários olhassem para aquelas máquinas e seus técnicos com um misto de respeito e revolta, afinal, era um pessoal caro e especializado, que tanto podia resolver os problemas operacionais dele, como podia causar mais problemas. Aliás, essa segunda hipótese era a mais comum em função da dictomia que não raro existia entre usuário, analista e progamadores.
Tecnologia da Informação não se chamava assim no início de sua utilização nas organizações. A tecnologia que começava a invadir as empresas tinha outros nomes: computadores, sistemas de tratamento da informação, máquina de processamento de dados; o pior deles talvez tenha sido cérebro eletrônico.
=> Tecnologia da Informação
É todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade de tratar e processar dados em informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada no produto, quer esteja aplicada no processo.
Como todo e qualquer dispositivo entendam-se hardware e software ou qualquer outro elemento que permita o tratamento e