UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL 01
TAINÁ BRUNA MORANDI
ADMINISTRAÇÃO 3ª FASE MATUTINO
DATA: 19/05
1) Que relações podemos estabelecer entre o ritual de interação social descrito por
Roberto Da Matta “Você sabe com quem está falando?” com o “jeitinho brasileiro” analisado por Lívia Barbosa? Aponte as relações explicando-as.
R: Existe um aspecto cultural característico da sociedade brasileira que pode ser identificado como o “jeitinho brasileiro”, que envolve a quebra de regras, leis e/ou padrões no intuído de tratar problemas enfrentados no momento em que eles ocorrem, trata-se de algo informal, ou seja, a expressão ‘’jeitinho’’ nada mais é do que o jeitinho que o brasileiro tem de resolver as coisas usando a improvisação diante de situações inesperadas. Expressa, à dificuldade das pessoas se verem como iguais perante as leis e se compara a um ato próximo a corrupção, revelando a malandragem social do brasileiro. Já “Você sabe com quem está falando?” é uma expressão com caráter hierárquico, o individuo se vale de uma hierarquia para realizar determinada ação.
Deixa de lado o papel de indivíduo e passa a ser uma identidade. Enquanto o “jeitinho” pode ser utilizado por qualquer pessoa, sem ter que tirar ”proveito” de sua identidade ou posição hierárquica, a expressão “Você sabe com quem está falando?” faz com que o individuo use de autoritarismo sob as outras pessoas para conseguir algo, esquecendo o seu aspecto de individuo diante da sociedade. Porém apesar das diferentes características, são variáveis cordiais, utilizadas para resolver rapidamente determinados problemas ou empecilhos encontrados inesperadamente, buscando o beneficio próprio.
2) Como Roberto Da Matta diferencia as noções de “indivíduo” e “pessoa” no
Brasil e nos Estados Unidos?
R: Nos Estados Unidos a idéia de comunidade está fundada na igualdade e homogeneidade de todos os seus membros, aqui concebidos como cidadãos, excluindo sistematicamente a pessoa. No Brasil, por contraste, a comunidade é