Tratado norte americano de livre comercio - nafta
DANIEL FERNANDES
DIEGO MARTINS
ELAINE PALANDI
JOÃO MAURÍCIO
JULIANA WERNENBURG
THAMIRIS SILVA
WESLLEY ZANOVELLO
Seminário apresentado à Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, para Disciplina de Negócios Internacionais em 13 de Setembro de 2012.
Guaratinguetá - SP
2012
Sumário
BLOCOS ECONÔMICOS 3
DEFINIÇÃO DE BLOCOS ECONÔMICOS 3
ZONA DE LIVRE COMÉRCIO 3
FORMAÇÃO 4
OBJETIVOS 5
REGRAS 6
PONTOS POSITIVOS 7
PONTOS NEGATIVOS 8
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
BLOCOS ECONÔMICOS
DEFINIÇÃO DE BLOCOS ECONÔMICOS
“Os processos de integração econômica são conjuntos de medidas de caráter econômico e comercial que têm por objetivo promover a aproximação e, eventualmente, a união entre as economias de dois ou mais países.” SIMÕES, MORINI, 2012, p.142.
ZONA DE LIVRE COMÉRCIO
Entre as formas de constituição dos blocos econômicos está a Zona de Livre Comércio. Esse tipo de integração econômica caracteriza-se por ser um espaço econômico constituído por um conjunto de países que decidiram eliminar entre si diversos tipos de restrições à livre circulação de mercadorias produzidas dentro desse espaço econômico, através da eliminação das barreiras aduaneiras e comerciais e nas transações entre os países membros. Nele cada país mantém sua própria política comercial para com terceiros países.
Cabe ressaltar que para um acordo de integração econômica entre países ser considerado uma Zona de Livre Comércio é necessário que no mínimo 80% dos bens comercializados entre os países membros estejam sendo realizados através das regras de comércio estabelecidas pelo bloco econômico. FORMAÇÃO
Em 26 de setembro de 1985, começaram as negociações para um acordo de livre comércio entre os Estados Unidos e Canadá. Dezesseis meses depois, em 02 janeiro de 1988 os líderes do Canadá e dos Estados Unidos assinaram o Acordo de Livre Comércio (NAFTA) eliminando tarifas (sobre bens