Trasportes logisticos
Tema: Tipos de Transporte
Aluno(a)s: Ana Sávia Ferreira, Aline Izabelle ,Gabrielly Noally e José Fernandes.
Professora: Naira Luíse
Cachoeira Dourada de Goiás, 15 de Abril de 2013
Introdução: O presente estudo trata do processo decisório útil na gestão logística de transporte intermodal e objetiva suporte aos profissionais que atuam com a demanda de variáveis como custos, movimentação, tributação, informação, fluxo dos transportes dentre outros. Transporte é o movimento de pessoas e mercadorias entre locais. O campo de transporte apresenta diversas características em nível de infra-estrutura, veículos e operações comerciais. Por infra-estrutura entende-se a rede de transporte rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial, tubular, etc. que é usada, assim como os terminais como estradas, aeroportos, estações ferroviárias, portos, terminais de autocarro e todo o tipo de equipamento similar.
Logística de Transportes é um ramo da logística que envolve a escolha do melhor modal de transporte, para transportar o maior número de mercadorias, com o mínimo custo e menor tempo possível. Portanto, Transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo custo exige o que se chama "logística de transporte"
Papel do Transporte na Logística
O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente. Do ponto de vista de custos, representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas, o que em alguns casos pode significar duas ou três vezes o lucro de uma companhia, como é o caso, por exemplo, do setor de distribuição de combustíveis.
As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. Desde os primórdios o transporte de mercadorias tem sido utilizado para