Transtornos emocionais
RESUMO
Este trabalho estruturou-se em um estudo de caso do menor L. O ser cognocente apresentou desinteresse pela escola, dificuldade na leitura e escrita, com várias reprovações, tendo-se como hipótese para este quadro o diagnóstico de transtornos emocionais, ocasionados por problemas familiares. Para a construção da pesquisa, utilizou-se como aporte autores especializados em teorias capazes de explicar como se desenvolve esse processo. Feito o estudo averigou-se as principais concepções sobre o desenvolvimento humanístico, foco da investigação. Buscou-se verificar como a psicologia da educação objetiva orientar diversas práticas psicopedagógicas, no sentido de contextualizar o debate sobre o diagnóstico de transtornos emocionais, dentro do contexto familiar com reflexos na aprendizagem e como estes fatores são primordiais na determinação do comportamento social que o insere. Palavras chave: Problemas familiares. Dificuldades na aprendizagem e Transtornos emocionais.
1 INTRODUÇÃO
O ambiente escolar encontra-se permeado por sujeitos diversos, os quais apresentam em atitudes e comportamentos, a aceitação das normas estipuladas, ou aversão a estas, deixando a escola apreensiva em relação a essas condutas, e eventualmente instiga-a a compreender razões ou motivos que levam a exteriorização de tal intento. Cada indivíduo traz como marca inicial de impressão e personalidade, características adquiridas do meio social de convivência, sendo que através da expressão e movimentos tende a demonstrar a internalização dos laços culturais apreendidos no seio familiar.
Muitas são as queixas desses estereótipos, cujas reações automatizadas estipula-se serem advindas do meio de sobrevivência massificante, que permeia as sociedades abertas ou restritas, quer sejam elas minimizadas como a família, ou exterior a esta, pluralizada, por isso mais conflituosas.
Questões