Transtornos emocionais e de comportamento com inicio usualmente na infância e adolêcencia
BLOCO “D”
PSICOLOGIA: 6º PERÍODO – NOTURNO
DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA II
PROFESSORA: Ms . ANDREA GONÇALVES DIAS
TRANSTORNOS EMOCIONAIS E DE COMPORTAMENTO COM INICIO USUALMENTE NA INFANCIA E NA ADOLESCENCIA
ALINE BORGE CHAGAS
CAROLINA AMÂNCIO CAIXETA
FRANCISCO GASPAR ESTEVES JUNIOR
IZA CRISTINA MARIA SANTOS
LAIANY SARA SOUSA
LAIENE FERNANDES RODOVALHO
MARIA LUIZA DE ANDRADE
MARIANA ROCHA ARAUJO GUELBER
VANESSA COELHO DE ARAUJO
ELUISIO SOUZA ROMANNI JUNIOR
PATOS DE MINAS
2012
INTRODUÇÃO
Do ponto de vista psicológico, as emoções naturais aparecem em todas as pessoas e podem ser agradáveis ou desagradáveis, capazes de nos mobilizar para a atividade, enfrentar desafios, de influir na comunicação interpessoal e atuar como poderosos estímulos motivadores do desenvolvimento da criança e ou da conduta humana.
Uma das reações emocionais que mais se tem estudado na atualidade nos indivíduos em consequência da má qualidade de vida e convivência com fatores estressores é sem dúvida a ansiedade. Este é um estado emocional reconhecidamente associado a múltiplos transtornos. A ansiedade pode ser considerada como uma reação natural do organismo, que se produz diante de certos tipos de situações nas quais a pessoa necessitaria de recursos adaptativos extras.
Segundo o DSM-IV os quadros associados aos traços ansiosos da personalidade são: a Ansiedade de Separação na Infância, os Transtornos Obsessivo-Compulsivos, o Autismo Infantil, a Deficiência Mental e o Déficit de Atenção. Incluem-se também os quadros associados aos traços depressivos da personalidade, como é o caso da Depressão na Adolescência, Depressão Infantil, e outros mais sérios, associados aos quadros psicóticos, como a Psicose Infantil, Psicose na Adolescência e associados aos transtornos de personalidade, a exemplo dos Transtornos de Conduta. “A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados,