Transtornos Alimentares
GRUPO: Priscilla Pelicioni, Sônia Bichara e
Viviane Policani
CURSO: Psicologia
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
HISTÓRICO
Ψ
Segundo Cordas (2004), Habermas (1986, 89) descreveu um caso pioneiro altamente sugestvo de Anorexia Nervosa em uma serva que viveu no ano de 895.
Ψ No ano de 1694, Richard Morton (Pearce, 2004) é o primeiro a relatar a Anorexia Nervosa.
Ψ
Em 1873, o francês Charles Laségue, descreve a anorexia nervosa como uma doença autônoma denominada por ele de anorexie histérique e, descrevia o transtorno da seguinte maneira: “forma peculiar de doença que afeta principalmente mulheres jovens e caracteriza-se por emagrecimento extremo...” cuja “falta de apetite é ...decorrente de um estado mental mórbido e não a qualquer disfunção gástrica...” (Cordas e Claudino, 2002).
Ψ
Mas foi William Gull quem utlizou pela primeira vez a expressão
"anorexia nervosa" em uma conferencia dada em Oxford (Gull,
1874): "forma peculiar de doença que afeta principalmente mulheres jovens e caracteriza-se por emagrecimento extremo” cuja “falta de apetite é decorrente de um estado mental mórbido e não a qualquer disfunção gástrica".
Ψ
Na mesma época e de maneira quase simultânea, se produziu a descrição da doença por Laségue (1873), qualifcando-a de inanição histérica e considerando-a, da mesma forma que Gull, uma doença psicogênica (Toro,1996)
Ψ
No fnal do século XIX, em 1893, Freud descreveu um caso de anorexia tratado com hipnose, um ano mais tarde descreveu a doença como uma psiconeurose de defesa, ou neurose da alimentação com melancolia
Ψ
Em 1903, Pierre Janet relata um caso de uma moça de 22 anos, que apresentava repulsa e vergonha de seu corpo com constante desejo de emagrecer, quadro que denominou de anorexie mental. O autor relacionou a busca intensa da magreza à necessidade de protelar a maturidade sexual e sugeriu dois subtpos psicopatológicos, obsessivo e histérico.