Trabalho do Movimento Parabólico
CAMPUS PROFESSOR ALBERTO CARVALHO PROFESSOR: CRISTIANO
Relatório sobre Movimento Parabólico
Componentes:Alisson Dos Santos Costa; Maria Elismara De Sousa Lima; Matheus Santos De Jesus; Maycon Cruz Da Silva;
1- INTRODUÇÃO
Nesta experiência, será estudado o Movimento Parabólico que é executado por um projétil quando é lançado com uma velocidade inicial , formando um ângulo com a horizontal. A trajetória parabólica ocorrerá se a resistência do ar for desprezível e a altura atingida pelo projétil for pequena, de modo que a aceleração da gravidade pode ser considerada constante.
Podemos decompor o movimento do projétil em dois “movimentos” na direção x e y. Desprezando a resistência do ar, a única força que age sobre o corpo é a força peso, que tem direção vertical (direção y). Assim sendo, o movimento na direçãox é retilíneo uniforme e na direção yé retilíneo uniformemente variado, sob ação da aceleração da gravidade. Considerando que o projétil é lançado no instante com velocidade , têm-se:
[1]
Onde e são as componentes da velocidade inicial nas direções de x e y e correspondem a:
No entanto ao se considerar um caso mais simples, onde o projétil é disparado horizontalmente em uma posição inicial e , ou seja, com , , as equações 1 e 2 se reduzem a :
[1]
A figura 1 ilustra um lançamento horizontal de uma partícula.
Figura 1 : Ilustração de um movimento parabólico simplificado[1]
O alcance (A) do projétil é definido como a distância em x entre o ponto de lançamento e o ponto de impacto. O instante de impacto com o solo é denominado de tA. Pode-se determinar A e tA fazendo y(tA) = 0 e x(tA) = A nas Equações 5 e 6. Desta forma:
tA= (7)
(8)
2- Objetivos
Contribuir para a compreensão dasequações que regem os movimentos parabólicos por meio