transtornos alimentares
O Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares (NOTA) é um grupo multidisciplinar que pretende atender com excelência os pacientes obesos, obesos infantis, compulsivos, anoréticos, bulímicos ou com outras alterações endocrinológicas. Para tanto, o Núcleo contará com:
Endocrinologistas
Cirurgiões Bariátricos
Enfermeiras
Fisiatra
Fisioterapeuta
Nutricionista
Psicólogo
Psiquiatra
Os pacientes vão ser primariamente conduzidos pelo clínico endocrinologista que fará a proposta terapêutica mais adequada para o seu caso e o encaminhará sempre para o nutricionista com o objetivo de fornecer todas as orientações alimentares cabíveis. Eles terão retorno com o endócrino em 15 dias e com o nutricionista semanalmente.
A ideia deste serviço é:
Tratamento
Poder tratar de forma adequada esse grupo de pacientes que são cada vez mais numerosos como reflexo das mudanças socioculturais do mundo contemporâneo.
Prevenção
Prevenir o aparecimento de outras doenças relacionadas à obesidade com o decorrer do tempo como diabetes, pressão alta, crise de ácido úrico (gota), AVC, doença coronariana, osteoartrose e apneia do sono.
Apoio
Apoiar o anorético e sua família no sentido de fazer o diagnóstico e tratá-lo no âmbito multidisciplinar.
Objetivos e Perspectivas
O objetivo do NOTA é oferecer tratamento de excelência para os dis??túrbios alimentares com uma equipe multidisciplinar. O tratamento do obeso deve contemplar orientações completas sobre mudanças de hábito alimentar. Serão encaminhados ao cirurgião apenas os pacientes com indicação cirúrgica já estabelecida pelas sociedades americanas e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os demais contarão com tratamento clínico adequado.
Os distúrbios do apetite devem ser diagnosticados, uma vez que frequentemente não o são, e tratados por uma equipe multidisciplinar, o que inclui conscientização da família e de apoio, para que os pais possam trabalhar também a favor