Transtorno de Personalidade Múltipla
O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE MÚLTIPLA
E a sua relação com os abusos sexuais na infância
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo discorrer sobre o tema do Transtorno de
Personalidade Múltipla e a sua ocorrência em mulheres que relatam ter sofrido abuso sexual na infância durante as últimas duas décadas na região britânica. Adota-se, aqui, a premissa de que, apesar de a exploração sexual ser ainda considerada um assunto tabu, frequentemente tem sido comum encontrar casos, relatos dessa violência sofrida por crianças, que acabam possuindo maior propensão a desencadear posteriormente, em suas vidas adultas, algum tipo de transtorno mental.
Palavras-chave: Abuso sexual. Infância. TPM.
___________________________________________________________________________
INTRODUÇÃO
O Transtorno de Personalidade Múltipla (TPM) é um Transtorno Dissociativo 1 de Identidade.
Caracteriza-se por um estado mental em que um único indivíduo exprime diferentes personalidades ou identidades, cada uma com sua forma particular de compreensão e interação com o meio. O transtorno comumente se instaura por um estresse psicológico intenso vivenciado durante a infância, como o abuso sexual ou físico. É um estado agudo, crônico e potencialmente incapacitante ou fatal.
A exploração do tema surgiu com o interesse em aprofundar o conhecimento sobre o assunto, em suas relações com a violência sexual infantil, que na atualidade tem se tornado um problema frequente. Estima-se que 95% das mulheres portadoras deste transtorno sofreram abusos sexuais na infância, constituindo assim, uma das maiores causas de ocorrência do quadro. Dentro dessa perspectiva, e por meio da amostragem de um determinado caso, da britânica Alice, será proposta uma reflexão acerca do tema, levando em consideração os aspectos psíquicos, emocionais e sociais relacionados à vivência do transtorno.
A partir das ponderações sobre o assunto,