riscos corporativos
Neste material sobre riscos corporativos podemos entender que toda organização está sujeita à riscos.Estes nem sempre serão negativos, podem ter efeitos positivos, porém é preciso que o gestor esteja atento, pois mesmo que seja feito uma seleção de riscos associados ao negócio, podem ocorrer fatos novos, inesperados.
Conforme este artigo, se determinar o risco e avaliá-lo devidamente e principalmente administrá-lo bem, tendo decisões cautelares, podem traduzir efeitos positivos.
Outro fator importante para o gestor é não pensar que o futuro pertence ao destino, é preciso ter conhecimento do presente podendo assim tomar decisões mais acertadas para alguns anos mais tarde.
A gestão de riscos em uma empresa é fundamental, pois envolve competitividade e sobrevivência no mercado. O gestor precisa estar atento ao ponto de vista financeiro, conseqüências que possam afetar o meio ambiente, as perdas que podem ser tangíveis e intangíveis.
O objetivo da gestão é reduzir a chance do risco vir a acontecer, estar preparada e diminuindo ou evitando a perda financeira. Também possibilita trabalhar com clareza e coerência, priorizando seus recursos limitados. Existem vários modelos de gerenciamento de riscos, cada um equilibra de modo diferente sua precisão, recursos, tempo, complexidade e subjetividade, é necessário cada empresa fazer seu gerenciamento de acordo com suas necessidades.A gestão de riscos também está sujeita ao fracasso se não houver comprometimento das partes interessadas, ou seja de todos os envolvidos na organização.fica bem claro que a equipe de gerenciamento de riscos identifica a probabilidade de ocorrência do risco e os administradores tem a responsabilidade de identificar o impacto desse risco.
Para entender melhor risco é uma possibilidade de algo realizar-se, e que este acontecimento independe da vontade do homem, por isso é preciso em todas as circunstâncias tentar evitá-lo ou reduzir as perdas que produzirá, caso