Saúde mental e transtorno mental - as duas faces de um crime
PUC/PR
Saúde mental e transtorno mental e As Duas faces de um crime
Mariana Naiara Aguilera Tozoni
Direito Noturno – Turma B
Psicologia Aplicada ao Direito
Prof: Ana Maria Moser
Abril – 2013
Curitiba - PR
1) Saúde mental e transtorno mental:
Uma pessoa é considerada mentalmente saudável quando ela compreende que não é perfeita, entende que não pode ser tudo para todos, vivencia uma vasta gama de emoções, enfrenta desafios e mudanças da vida cotidiana e procura ajuda para lidar com traumas e transições importantes. As pessoas modificam seus comportamentos, involuntariamente, ao se perceberem observadas ou sabendo que isso ocorre ou possa acontecer.
Kaplan e Sadock conceituam personalidade como a “totalidade relativamente estável e previsível dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam a pessoa na vida cotidiana, sob condições normais.” A personalidade só se manifesta quando a pessoa está se comportando em relação a um ou mais indivíduos. E o comportamento varia conforme a situação na qual ocorre, bem como de acordo com propriedades da ação em que é possível considerar que os seres humanos atuam a partir de determinada história pessoal, bem como a partir de um contexto, composto por inúmeras variáveis, como o ambiente social, econômico, cultural e político. É possível sintetizar as definições de personalidade como condição estável e duradoura dos comportamentos da pessoa, embora não permanente.
Não existe personalidade “normal”, cada personalidade tem sua característica e cada característica possui aspectos positivos e negativos, dependendo da situação e intensidade com que se apresentam; portanto, nenhuma é absolutamente “boa” ou “má”. As personalidades mais conhecidas são: Consciência social, anti-social, praticidade, imaginação, esquizoide, independência, dependência, introversão, extroversão, evitação, obsessão, histrionismo, ousadia, conservadorismo, otimismo, pessimismo, paranoia e