Resenha do filme a identidade
A Identidade é um filme de 2003, que nos traz um contexto bem inteligente, é um longa muito apropriado para ingressantes em psicologia, a história nos traz um personagem que sofre com problemas de múltiplas personalidades e que há alguns anos atrás, assassinou um monte de gente e acabou sendo condenado à pena de morte, porém um psiquiatra descobre que ele sofre de um caso de múltiplas personalidades e resolve tratá-lo e tentar salvar sua vida. Toda a ação do filme (parte onde se vê o pessoal morrendo no Motel), se passa na verdades dentro da cabeça do condenado, onde cada um dos personagens é na verdade uma de suas personalidades. O tratamento proposto pelo psiquiatra tenta fazer com que as personalidades "boas" matem a personalidade assassina, para que o juiz, vendo que a personalidade assassina e o cara não seja executado... Pois, se o assassino (personalidade e não o corpo) não existe mais, não há por que condenar o corpo à morte, só que ele comete um erro de identificação básico...
Uma trama sensacional com um final surpreendente, o filme nos alenta sobre um tipo de problema que pode acontecer em qualquer em lugar, a pessoas que aparentemente são “Normais”, não se pode ignorar nenhum tipo de sintoma de uma pessoa quando se algo psicológico, porque é pela mente que se inicia e pode acarretar a danos irreversíveis na vida pessoal e profissional.
O que é Transtorno de personalidade?
Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas em que padrões de comportamento e os pensamentos a longo prazo (crônicos) são muito diferentes das expectativas da cultura e causam sérios problemas em relacionamentos e na profissão.
Causas
A causa exata dos transtornos de personalidade é desconhecida. Entretanto, acredita-se que muitos fatores genéticos e ambientais sejam determinantes.
Os profissionais de saúde mental classificam esses transtornos nos seguintes tipos:
Transtorno de personalidade antissocial