Transtorno de ansiedade
A ansiedade apresenta reações emocionais e fisiológicas. As reações emocionais são ligadas ao medo e se apresentam como desconforto, intranqüilidade, apreensão. As reações fisiológicas são ligadas a tensão e aparecem como sudorese,taquicardia, opressão no tórax ou epigástrio,dores musculares,cefaléia, boca seca, queimação no estômago, ou ainda diarréia,náuseas, vômito, tonturas, turvação na vista.
Ansiedade está intimamente ligada às situações de mudanças, uma vez que teremos de sair do ritmo com o qual estamos acostumados, o que mexe com nossa segurança.Por isso, todos nós experimentamos ansiedade em vários momentos de nossas vidas. Ansiedade é uma emoção normal, como a tristeza ou a alegria, e a criatividade, além de nos impulsionar para mudanças necessárias. Podemos dizer que a ansiedade torna-se um transtorno quando mantém seu grau elevado por um período mais prolongado do que, por exemplo, alguma situação de crise que estejamos passando, e/ou quando se torna incapacitante, dificultando ou impossibilitando nossas atividades cotidianas.
Em geral a ansiedade também pode ser observadas reações comportamentais como irritabilidade, dificuldades em conciliar o sono,dificuldade em ficar parado, roer unhas,alteração de apetites, aumento do uso de álcool, cigarros ou outras drogas ansiolíticas.
Crise é uma palavra das mais usadas atualmente. O país estar em crise a saúde está em crise, o local onde trabalha geralmente está passando por uma crise, o paciente ”teve uma crise”, nós estamos em crise.
Mas o que quer dizer crise dentro da saúde mental?
Existem coisas que acontecem uma vez ou outra em nossas vidas, e que podem nos parecer agradáveis ou desagradáveis, tais como ter filhos, ficar doente, perder o emprego etc. Estas situações muitas vezes nos pegam de surpresa e exigem que a gente busque uma forma de se adapitar. Costumamos chamá-las de crise, um conceito muito importante para quem procura