Psicologia Positiva
Mas, o que é Psicologia Positiva?
Seligman criou na década de 90, nos Estados Unidos, a chamada Psicologia Positiva, que propunha a abordagem da saúde da mente e de seus aspectos positivos, visando que a terapia não focasse mais apenas nos fatos negativos e em suas consequências na formação das doenças psicológicas.
Antes de o psicólogo propor está nova vertente da psicologia moderna, o paciente podia passar anos dentro de um processo terapêutico focado apenas nas consequências ruins de suas experiências. Assim, ao invés de buscar uma cura efetiva, ele continuava imerso em suas dores. O que Martim Seligman fez, dentro de um processo que também buscou salvar a si mesmo de um estágio profundo de depressão, foi apresentar aos pacientes os aspectos positivos de suas experiências e a visão, mais ampliada, de um mesmo evento.
O psicólogo defende que é preciso focar nas forças pessoais motivadoras, o que representa; ter emoções positivas e alimentá-las, cultivar relacionamentos sadios, estar engajado fazendo aquilo que lhe é prazeroso, e essencialmente identificar o Propósito de vida. Este último item parte de um poderoso autoconhecimento, onde o cliente pode conhecer sua essência, focar em suas qualidades, pontos fortes e buscar minimizar os pontos de melhoria para ter uma vida melhor.
Dessa forma, a Psicologia Positiva é uma das bases fortes do Coaching, uma vez que, este processo de desenvolvimento humano é focado em desenvolver pessoal e profissionalmente o melhor do ser humano, buscando a ressignificação. Desse modo, o Coaching contribui para que o cliente supere situações adversas, encontre