Transtorno Bipolar
O presente trabalho destina-se a explorar as causas psicológicas e fisiológicas do Transtorno Bipolar e a apresentar suas consequências nas mais distintas esferas da vida do indivíduo (social, acadêmica, profissional, afetiva, financeira e familiar), a fim de demonstrar os efeitos da doença no desenvolvimento e ressaltar a importância de um diagnóstico antecipado que vise tratar a doença.
1.1 PROBLEMATIZAÇÃO
Quais aspectos psicológicos são observados em quadro de Transtorno Bipolar e qual a importância de um diagnostico breve?
1.2 JUSTIFICATIVA
A problemática escolhida referente ao Transtorno Bipolar de Humor, é de fundamental importância porque atinge um grande número de homens, mulheres e crianças. Segundo TUNG, a breve identificação do transtorno é primordial para que se realize um tratamento adequado e efetivo, tanto prevenindo complicações, sendo diversas outras patologias, podendo chegar a extremos como depressão.
Sendo um Transtorno que atinge grandes massas, é altamente recomendado que se faça um continuo tratamento psicológico.
1.3 OBJETIVOS
1.3.1 Primários
Descrever os aspectos psicológicos observados em um quadro de Transtorno Bipolar, sendo eles depressão e mania.
1.3.2 Secundários
- Compreender as causas, os tratamentos e diagnóstico.
- Importância da família no tratamento.
2. REVISÃO TEÓRICA
2.1 DEFINIÇÃO DO TRANSTORNO BIPOLAR
Aspectos genéticos e familiares estão sendo estudados como possíveis causas para o transtorno bipolar. Alterações cerebrais e no funcionamento do corpo já foram identificadas, e já existem tratamentos em uso, com êxito. Dessa forma o desenvolvimento do paciente bipolar esta sendo possível. A principal característica dessa doença é a instabilidade, muitas vezes das funções mentais e da constituição física, visível na alteração de humor, que se transformam de um estado de intensa tristeza a um estado de abundante felicidade (TUNG, 2007).