Transtorno bipolar
Neste trabalho iremos falar sobre o transtorno bipolar ou popularmente conhecido como bipolaridade, que nada mais é que um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor ou irritação e depressão. As "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas. Não existe uma faixa etária para a bipolaridade, mas deve ser tratado da maneira correta seja quando acontecer.
O que é transtorno bipolar?
O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor ou irritação e depressão. As "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas.
O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor que se manifestam como episódios depressivos alternando-se com episódios de euforia (também denominados de mania), em diversos graus de intensidade. É uma condição médica frequente. O TB tipo I, que se caracteriza pela presença de episódios de depressão e de mania, ocorre em cerca de 1% da população geral. Considerando-se os quadros mais brandos do que hoje se denomina “espectro bipolar”, como o Transtorno Bipolar tipo II (caracterizado pela alternância de depressão e episódios mais leves de euforia - hipomania), a prevalência pode chegar a até 8% da população. Assim, estima-se que cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores do TB, nas suas diferentes formas de apresentação.
Antigamente ele era chamado de “Psicose Maníaco-Depressiva”, mas o nome começou a ser questionado, pois o termo “psicose” remete a loucura e os portadores desta doença não são mais considerados loucos, no máximo passam por uma “fase” similar à loucura. O termo foi considerado pesado demais e, da mesma forma que aboliram a internação e o eletrochoque como tratamento padrão, também modificaram e humanizaram o nome da doença.
O primeiro mito que tem que ser derrubado é o de que bipolaridade se resumo a oscilações dehumor. Oscilações de humor todos nós temos. Momentos de