Transtorno Bipolar
O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor ou irritação e depressão. As "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas.
Causas
O transtorno bipolar afeta homens e mulheres igualmente. O transtorno bipolar geralmente tem início entre os 15 e 25 anos. A causa exata do transtorno bipolar ainda é desconhecida, mas ocorre com mais freqüência em familiares de pessoas com transtorno bipolar.
São várias as causas da origem biológica que podem resultar no transtorno bipolar, aqui as principais:
Neuroquímica
Hormonal
Genética
Neuroquímica
No transtorno bipolar, há uma redução na atividade dos seguintes neurotransmissores: Serotonina Noradrenalina Dopamina
Tais neurotransmissores apresentam-se em baixas concentrações nos episódios depressivos do transtorno bipolar, sendo que seus metabólitos (5-HIAA, HVA e MHPG, da serotonina, dopamina e noradrenalina, respectivamente) estão alternadas na urina, no sangue e no líquor. A desregulagem do sistema adrenérgico-colinérgico com domínio do colinérgico é um dos grandes fatores neuroquímicos etiológicos característicos do transtorno bipolar.
Hormonal
Há algumas anormalidades neuroendócrinas presentes no transtorno bipolar, e a atividade do sistema imunológico está diminuída tanto na mania quanto no transtorno depressivo. Costuma ocorrer uma alta atividade do TSH (hormônio estimulador da tireóide) e uma redução nos níveis dos seguintes hormônios:
GH, hormônio do crescimento
FSH, hormônio folículo-estimulante
LH, hormônio luteinizante
Testosterona
Genética
Existem grandes evidências que dão suporte à hereditariedade do transtorno bipolar. Os estudos realizados nessa área tentam demonstrar que:
Se um dos pais é portador do transtorno bipolar I, há 25% de chance do filho apresentar um transtorno do humor.
Se os dois pais são portadores do transtorno bipolar I, há 50 a 75% de