Transtorno Bipolar
O Transtorno bipolar, também conhecido como Distúrbio
bipolar, é uma forma de transtorno de humor caracterizado pela variação extrema do humor entre uma fase maníaca ou hipomaníaca, que são estágios diferentes pela gradação dos seus sintomas, hiperatividade física e mental, e uma fase de depressão, inibição, lentidão para conceber e realizar idéias, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca. O
transtorno bipolar afeta homens e mulheres igualmente, geralmente tem início entre os 15 e 25 anos. A causa exata do transtorno bipolar ainda é desconhecida, mas ocorre com mais freqüência em familiares de pessoas com transtorno bipolar.
Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios
de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado
(mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Entre os episódios, é comum que passe por períodos de normalidade.
Deve-se ter em conta que este distúrbio não consiste apenas de meros "altos e baixos". Altos e baixos são experimentados por praticamente qualquer pessoa, e não constituem um distúrbio. As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas e mais duradouras que aquelas experimentadas pelas demais pessoas. A natureza e duração dos episódios variam grandemente de uma pessoa para outra, tanto em intensidade quanto em duração. No caso grave, pode haver risco pessoal e material.
As pessoas com transtorno bipolar do tipo I apresentam pelo
menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda.
Antigamente, o transtorno bipolar do tipo I era chamado de depressão maníaca.
As pessoas com transtorno bipolar do tipo II nunca apresentaram episódios maníacos completos. Em vez disso, elas apresentam períodos de níveis elevados de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania (chamado de hipomania).
Esses episódios se alternam com