circo no brasil
SUMÁRIO
1 circo no brasil 3
2 REFERÊNCIAS Bibliográfica 7
1 circo no brasil
No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos no país, e se iniciou por volta do século XVIII quando fugiam da perseguição a que eram submetidos, na Europa. Os ciganos, cuja ligação com as artes circenses é muito grande, viajavam de cidade em cidade com suas tendas e aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com cavalos, seus truques de ilusionismo e outras exibições artísticas. Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.
Dessa forma, o circo brasileiro vai formatando uma personalidade própria. As suas características itinerantes desenvolveram no final do século XIX. Geralmente os grupos desembarcavam em um porto importante, faziam seu espetáculo e partiam para outras cidades, descendo pelo litoral até o Rio da Prata, indo para Buenos Aires. Visavam principalmente às classes populares. O protagonista dos espetáculos era o palhaço, sendo que o seu sucesso correspondia ao sucesso do circo.
O palhaço brasileiro foi adquirindo características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro (com humor picante), conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.
As melhores atrações dos circos brasileiros, no final do século XIX e no início do século XX, eram os palhaços cantores. Foram eles, usando seus picadeiros itinerantes, os pioneiros na divulgação da música popular. Um dos mais famosos palhaços cantores foi Benjamim de Oliveira (1870 – 1954), que também era ator, instrumentista e compositor. Quando trabalhou no Circo Spinelli, em 1893, Benjamim encenou quadros cômicos extraídos de operetas e peças burlescas.
Conjugar