Transposição Didática: Reformas Religiosas na Europa do Séc. XVI
Goiânia, 14 de Janeiro de 2015.
Acadêmico: Lucas Grima Pereira da Silva
Prof. Me.: Sebastião Claudio Barbosa
Disciplina: Estágio Supervisionado III.
AS REFORMAS RELIGIOSAS NA EUROPA DO SÉCULO XVI
1. TEMA:
As Reformas Religiosas na Europa do Século XVI.
2. SÉRIE:
A atividade proposta, será realizada para uma turma de 6º ano da Escola Municipal
Amâncio Seixo de Brito R. Milão, que cursam a modalidade EAJA no período noturno. A atividade será realizada no quarto bimestre.
3. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Levando em conta que, cada aula possui a duração média de 50 minutos, a atividade será realizada em duas etapas, sendo a primeira, uma apresentação geral da proposta de intervenção, e a segunda, a concretização do que será feito. Para além disso, será entregue ao final da aula expositiva, um texto de apoio que, poderá instigar nos educandos algumas questões.
4. PROBLEMA:
Problematizar as circunstâncias que contribuíram para a Reforma Protestante e como o
Absolutismo na Inglaterra se consolidou, usando como fonte, trechos do filme “A
Outra” (2008).
5. OBJETIVOS:
O objetivo norteador da intervenção é desmitificar a noção de que Lutero foi o primeiro homem que pensou numa reforma da Igreja Católica. Para além disso, procurar-se-á problematizar com os educandos que, a Contra Reforma foi um movimento que não rompeu com as ideias propostas na reforma Luterana, pelo contrário, o Calvinismo as reforçou e criou novos objetivos.
6. METODOLOGIA:
Antes da exposição oral do conteúdo programado, será feita uma coleta do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Feito isso, farei a exposição do tema e pretende-se em seguida, fazer a leitura do texto de apoio – elaborado a partir de uma revisão bibliográfica sobre o assunto –, que visa problematizar como se deu o nascimento da Igreja Anglicana na Inglaterra e algumas características do Estado
Absolutista,