Transposicao do rio sao francisco
Disciplina: Introdução a Engenharia do Meio Ambiente
Questionário sobre a Transposição do Rio São Francisco:
1-Caracterização do meio físico
O rio tem extensão de 2.863Km e 640.000Km² de bacia. O rio conta com 80 rios perenes e 27 intermitentes. Predomina-se as coberturas vegetais da caatinga, cerrado e mangues. Os aluviões recentes (arenitos e calcários), que dominam boa parte da bacia de drenagem, funcionam como verdadeiras esponjas para reterem e liberarem as águas nos meses de estiagem.
2-Caracterização do meio biótico
Os principais biomas da região são a Mata Atlântica, onde se encontram as nascentes do São Francisco na Serra da Canastra, em Minas Gerais, o Cerrado entre Minas Gerais e o sudoeste baiano, e Caatinga no nordeste da Bahia. Por conta da forte ocupação da bacia, estes biomas apresentam-se ameaçados. A bacia concentra a maior quantidade e diversidade de peixes de água doce da região Nordeste.
3-Caracterização do meio socio-econômico
Cerca de 14 milhões de pessoas (7,5% da população do País) habitam a região, sendo a maioria habitante da região metropolitana de Belo Horizonte. Além de Minas Gerais, o rio cruza outros Estados como Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Todos esse citados acima, estados onde existe um contraste social agudo entre a periferia e os centros urbanos.
A agricultura é uma das mais importantes atividades econômicas, mas a região possui fortes contrastes socioeconômicos, com áreas de acentuada riqueza e alta densidade demográfica e áreas de pobreza crítica e população bastante dispersa. A qualidade de vida das populações que habitam a região cortada pelo rio também é alarmante, pois muitos vivem em condições precárias. Por exemplo, dos 504 municípios com sede na bacia, apenas 93 tratam seus esgotos (menos de 20%)
.
4-Quais são os sistemas de renovação das águas que alimentam o Rio São Francisco
As águas que alimentam o São Francisco são