O Rio São Francisco e a transposição
Sumário
Introdução 1
Desenvolvimento 2 Transposição do rio são Francisco 7
Conclusão 10
Introdução
Nesta pesquisa temos como objetivo relatar e esclarecer alguns pontos em relação ao rio São Francisco e sua transposição. O rio São Francisco é um dos mais importantes rios brasileiros dentro deste texto encontrará curiosidades como: O rio São Francisco também é conhecido como rio da integração nacional. Nas áreas próximas às nascentes e à foz, as chuvas são relativamente abundantes, já nos outros pontos o clima é muito seco. Deságua no Oceano Atlântico na divisa entre Sergipe e Alagoas.
A transposição do rio são Francisco é um projeto muito antigo e muito discutido em toda parte, foi elaborado com o propósito de sanar a deficiência hídrica na região do Semiárido através da transferência de água do rio para abastecimento de açudes e rios menores na região nordeste, diminuindo a seca no período de estiagem. Porém esse projeto vai trazer muitas consequências ruins para o rio e todos que se beneficiam dele. Os benefícios e malefícios estão relatados nos textos abaixo. Rio São Francisco
O rio São Francisco é um importante curso de água que percorre 2.830 km no território brasileiro, é popularmente chamado de Velho Chico.
Esse rio brasileiro nasce no Estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra; sua nascente está situada a uma altitude de 1.200 metros. Em sua extensão, corta o Estado da Bahia, ao norte do território baiano o rio serve de fronteira natural com Pernambuco, além de estabelecer limites entre os territórios de Sergipe e Alagoas.
Nas áreas próximas às nascentes e à foz, as chuvas são relativamente abundantes, já nos outros pontos o clima é muito seco. Deságua no Oceano Atlântico na divisa entre Sergipe e Alagoas.
O Velho Chico como também é chamado, percorre regiões semiáridas, com pouca chuva e afluentes temporários, mesmo assim é perene (não seca em nenhum período do ano),