Transposi O Do Rio S O Francisco Pontos Positivos E Negativos
O Rio São Francisco, o projeto da transposição para por fim à seca do nordeste e os pontos positivos e negativos para sua execução.
Rio são Francisco muito se tem falado e questionado sobre a transposição do rio São Francisco que é na verdade uma tentativa para resolver o problema da população do nordeste semiárido que sempre sofreu com a seca, porém trata-se de um projeto bastante polêmico que acabou sendo alvo de críticas de ambientalistas, representantes de setores da sociedade, inclusive religiosa. O governo diz que haverá aumento de empregos diretos e indiretos que serão criados com a construção, bem como, seria a solução para o problema da seca.
O projeto estabelece a construção de canais ligando o São Francisco a bacias hidrográficas menores e açudes do Nordeste e daí a construção de adutoras para a distribuição da água.
Impactos positivos:
Aumento da água disponível e diminuição da perda devido aos reservatórios.
Geração de cinco mil empregos durante a construção da obra (quatro anos), sobretudo nas cidades onde serão implantados os canteiros de obras. Entretanto, ao término das obras, não haverá um impacto significativo em termos de geração de empregos.
Aumento da renda e do comércio das regiões atingidas. Durante a obra, haverá grande incremento no comércio e renda nas cidades que abrigarão os canteiros de obra. Em longo prazo, a elevação do emprego e renda virá da agricultura irrigada e da indústria, que serão consequências da transposição.
Abastecimento de até 12,4 milhões de pessoas das cidades, através de sistemas de abastecimentos urbanos já implantados, em implantação ou em planejamento pelas autoridades locais.
Abastecimento rural com água de boa qualidade. O projeto prevê a construção de chafarizes públicos em 400 localidades urbanas do sertão inseridas na região do projeto que não possuem sistema de abastecimento adequado.
Redução de problemas trazidos pela seca, como a escassez