sfgbfvzsfdcv

750 palavras 3 páginas
Explanação geral

O Brasil é um país rico em recursos naturais, possui uma vasta extensão territorial, um grande numero de rios e é considerado um dos países que possui as maiores reservas de água do mundo.
Por possuir muitos rios, o Brasil tem em media 190 usinas hidrelétricas espalhas em todo o seu território, entre elas encontramos cinco na bacia do São Francisco. São elas: Usina Hidrelétrica de Três Marias, construída de 1957-1962 e localizada em Minas Gerais; Usina do Sobradinho 1973-1979 localizada na região central da Bahia; Usina de Paulo Afonso, complexo de usinas construídas em varias décadas na Bahia; Usina de Moxotó 1971-1977 localizada em Alagoas; Usina de Xingó 1987-1994 localizada entre Sergipe e Alagoas;

Rio São Francisco

O rio São Francisco é o que costumamos chamar de Rio da integração Nacional, pelo fato de ser um rio totalmente brasileiro, de grande importância econômica, social e cultural além de possibilitar a navegação pelo interior do país. Recebeu esse nome do navegador Américo Vespúcio, que no dia de são Francisco de Assis adentrou pela sua foz com o objetivo de conhecer as áreas recém-descobertas do Brasil em 1501.
O São Francisco nasce na serra da canastra em Minas Gerais, possui 2700 km de extensão da nascente ate a foz entre Alagoas e Sergipe e banha além dos já citados, os estados da Bahia e Pernambuco.

Transposição do Rio São Francisco

Como surgiu o projeto?
A ideia de transposição das águas existe desde o tempo de Dom Pedro II, já sendo vista, por alguns intelectuais de então, como a única solução para a seca do Nordeste. Naquela época, não foi iniciado o projeto por falta de recursos da engenharia.
Ao longo do século XX, a transposição do São Francisco continuou a ser vista como uma solução para aumentar a disponibilidade em água no Nordeste. A discussão foi retomada em 1943 pelo Presidente Getúlio Vargas.
O primeiro projeto consistente surgiu no governo João Batista de Oliveira Figueiredo, quando Mário

Relacionados