Transportes
TRANSPORTE
ADALGIANE
GIGIANNY HERMETO BARBOSA
PRISCILLA
LAVRAS-MG
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. TIPOS DE VIAS PARA TRANSPORTE DE MERCADORIAS E PESSOAS 4
2.1 Transporte Terrestre 4
2.1.1 Transporte Rodoviário 4
2.1.2 Transporte Ferroviário 5
2.2. Transporte Aquático 5
2.2. Transporte Aéreos 7
3. MODELOS UTILIZADOS NO BRASIL E NOS PAISES DESENVOLVIDOS 9
3.1. Vantagens 9
3.2 Desvantagens 9
3. CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
A palavra “transporte” vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar). Logo, define-se transporte como o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para outro. Atualmente, trata-se transporte como a parte da logística responsável pelo deslocamento de cargas em geral e pessoas, através dos vários modais existentes, ao longo da cadeia de abastecimento. Para que ocorra esse movimento, os transportes contêm três elementos importantes: infra-estrutura – compreende a malha de transporte (rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial, tubular, etc.); veículos – são automóveis, ônibus, trens e aeronaves, que utilizam a malha; operações comercias – correspondem as formas legais como os veículos utilizam a rede de transporte (leis, diretrizes, códigos, etc.).
Quanto aos meios de transporte há distinção entre terrestre (carros, ônibus, trens), aquáticos (navios, barcos), aéreos (helicópteros, aviões) e tubular (oleoduto, gasoduto). Estatisticamente, no Brasil, segundo pesquisa de 1999, o transporte rodoviário é o mais utilizado com 61,82%. Seguido do ferroviário, com 19,46%, em terceiro lugar tem-se o aquaviário, com 13,83% e por último, tem-se o dutoviário com 4,58% e o aéreo, com 0,31%.
O transporte é fundamental para a integração econômica, social e cultural de uma comunidade. Com efeito, as pessoas e as mercadorias se locomovem entre a cidade e o campo, entre várias cidades e entre países através dos meios de transporte. A ausência ou deficiência de