Transportes e seguro
"ESTUDO DE TRÁFEGO DOS TRANSPORTES"
VLADIMIR FARIAS DOS SANTOS RA715013
Introdução ao Estudo do Transporte Atualmente, temos todos os meios de transporte possíveis, quais sejam, o rodoviário e ferroviário, que formam o complexo terrestre; o marítimo, fluvial e lacustre, que são o complexo aquaviário e o aéreo.
O transporte aéreo, modal relativamente novo que tomou impulso após a II Guerra Mundial, oferece escalas para todo o mundo, diretamente ou pela via do transbordo, e embora sua capacidade de carga seja relativamente pequena em cada aeronave, já oferece um espaço bastante significativo, considerando o conjunto de aeronaves existentes.
A quantidade de vôos executados hoje, em todo o mundo, permite que praticamente qualquer produto, perecível ou não, possa ser transportado. Algumas vezes, o seu inconveniente são as tarifas bem mais altas que as dos demais meios de transporte. Mas, para determinados produtos e destinos, o transporte aéreo é o único meio possível.
A expectativa é que os custos de fretes aéreos sejam reduzidos, através do contínuo desenvolvimento tecnológico e da construção de grandes aeronaves, que possibilitem que produtos, agora considerados inviáveis neste modal, possam, então, ser transportados.
O meio de transporte mais utilizado no momento é o marítimo, sendo que os navios cargueiros apresentam-se em várias formas, como os convencionais de carga geral, carga frigorífica, graneleiro, tanque, mínero/petroleiro, lash, roll-on roll-off, mistos, porta-containers, entre outros.
No início, os embarques e desembarques das mercadorias eram realizados individualmente, por unidade, e demoravam muito para serem concluídos, levando os navios permanecerem muito tempo nos portos, com custos elevados para os armadores e comerciantes, permitindo poucas viagens anuais para cada navio.
O avanço no embarque de cargas deu-se com a criação do conceito de carga unitizada,