Liga de titanio
Figura 1
Propriedades físicas e químicas
As ligas de titânio apresentam baixa densidade (massa específica 4,5g/cm³), boa resistência mecânica à tração (entre 200 e MPa), excelente resistência à corrosão e relativa abundância na natureza, geralmente sob forma de minerais oxidados. O ponto de fusão do titânio puro é 1724°C, muito superior ao alumínio que é 660°C. Sua condutividade térmica é baixa, corresponde a 12,5% da condutividade térmica do alumínio. Também apresentam baixo coeficiente de expansão térmica linear, 39% do coeficiente de expansão linear do alumínio.
As ligas de titânio são usadas para o refinamento de grãos das ligas de alumínio, por vezes em combinação com pequenas quantidades de boro, é muitas vezes empregue em concentrações superiores ao necessário para o refinamento de grão de modo a reduzir a tendência para a fissuração.
Para produzir lingotes vazados com grão fino, adicionam-se geralmente refinadores de grão ao metal líquido, antes de este ser vazado. No caso das ligas de alumínio, adicionam-se ao metal liquido, imediatamente antes da operação de vazamento, pequenas quantidades de elementos refinadores de grão, como por exemplo, o Titânio de modo a que, durante a solidificação, exista uma fina dispersão de locais de nucleação heterogênea.
As peças vazadas sem adição de um refinador de grão apresentam grãos colunares de grandes dimensões enquanto que vazado com adição de um refinador de grão apresenta uma estrutura de grão fino e equiaxial.
Fonte: www.infomet.com.br/metais-e-ligas-conteúdos.php 1. Vazado em molde metálico com refino de titânio 2. Vazado em molde metálico – 30 cm mais alto em relação ao 1 3. Vazado em molde de areia – resfriamento uniforme 4. Vazado a 750°C em molde metálico 5. Vazado a 700°C em molde metálico – solidificação na parede foi orientado para o