Transportes - Região Centro-oeste do Paraná
RESUMO – O estado do Paraná está dividido em dez mesorregiões que por sua vez, estão divididas em microrregiões com cidades núcleo em cada uma delas. A mesorregião abordada nesse artigo será a Centro-Sul, tendo como microrregião as cidades núcleo de Guarapuava, Palmas e Pitanga. Analisaremos os dados obtidos através dos censos brasileiros do IBGE dessas cidades dos últimos treze anos, referentes à frota de veículos, população, extensão territorial, IDH e PIB. Com esses dados, será feita uma análise comparando todos os dados e obtendo uma relação entre eles.
Palavras-chave: Paraná, Mesorregião Centro-Sul, Guarapuava, Pitanga, Palmas, frota de veículos, população, extensão territorial, IDH, PIB.
INTRODUÇÃO
A mesorregião do Centro-Sul Paranaense abriga cerca de 530, 317 pessoas, em 29 municípios agrupados em três microrregiões denominadas Guarapuava, Palmas e Pitanga.
A ocupação do seu território baseou-se em grandes propriedades rurais, com atividades de cunho extensivo e extrativo. Nas últimas décadas do século XX, uma corrente migratória, oriunda predominantemente do norte e do oeste do Paraná, foi atraída pela existência de áreas economicamente subutilizadas. A Centro-Sul apresenta uma das estruturas produtivas mais concentradas do Estado, fortemente polarizada entre grandes e pequenas propriedades.
Sua pequena base populacional e a baixa densidade de ocupação mantêm a Centro-Sul como uma das mesorregiões menos urbanizadas do Paraná, além de todos seus municípios apresentarem IDH-M abaixo da média paranaense.
Através desse trabalho abordaremos os índices coletados pelos censos brasileiros nessas regiões, além da frota de veículos motorizados que são e já foram emplacados no município em estudo.
METODOLOGIA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
1.1 Coleta de dados
Foi-se pesquisados os dados coletados pelo IBGE através dos censos brasileiros das cidades núcleo da mesorregião do Centro-Sul do