Transportes marítimos
Dentre os meios de transportes, o mais antigo é o transporte marítimo, pois é utilizado desde a Antiguidade. No entanto, seu incremento aconteceu efetivamente após o término da Primeira Grande Guerra, resultado de grandes inovações no campo tecnológico, as quais resultaram em significativas evoluções. Dentre as mudanças, podemos destacar a melhora em relação à capacidade carga a ser transportada nos navios, além da criação de embarcações específicas, especializadas no transporte de um determinado tipo de carga.
No mundo, cerca de 70% de todas as mercadorias que circulam são transportadas por meio de transporte marítimo. Tal fato é resultado da gigantesca capacidade de transporte de carga dos navios.
Na atualidade, os portos de maior destaque possuem uma moderna e grande infra-estrutura, que envolve maquinários e centros de armazenagem. Roterdã (Holanda) abriga o porto de maior fluxo de mercadorias no mundo. É nele que as produções dos países que integram a União Européia são escoadas, servindo também como porta de entrada para produtos importados oriundos de outros continentes. Os principais portos brasileiros são: o Porto de Santos, situado na cidade de Santos, no estado de São Paulo. É o maior porto nacional e o mais movimentado da America Latina. Em seguida, o Porto de Paranaguá, no estado do Paraná, é o segundo porto mais importante do país. Outros portos brasileiros de grande importância são: Porto de Rio Grande, em Rio Grande (Rio Grande do Sul), Porto de Itajaí, em Itajaí ( Santa Catarina), Porto de Barra do Riacho, Aracruz (Espírito Santo), entre outros.
Tipos De Navios
Navio é um veículo para navegação em mares, rios e lagos. A construção de um navio é feita de forma planejada para que seu uso seja de longo prazo.
Existem navios de vários tamanhos, não sendo uma única padronização. Cada navio existe para uma determinada finalidade, adequando-se a forma de como será utilizado.
O motor dos navios tem uma grande