transporte
O custo é o menor, comparado às outras modalidades de transporte
Transporte Marítimo
Os custos do transporte marítimo são influenciados pelas características da carga, peso, volume, fragilidade, embalagem, valor, distância entre os portos de embarque e desembarque e localização dos portos.
As despesas de frete são baseadas no peso (tonelada) ou no volume (cubagem). O armador cobra o que for mais conveniente para ele.
Quanto aos custos portuários, os países seguem modelos tarifários próprios
Custos
Existem diferentes termos que denominam e diferenciam a movimentações dos recursos de uma empresa. Os termos contábeis mais comuns e as classificações dos custos, de acordo com a apostila de Contabilidade e Custos do curso de Ciências Contábeis da PUC, são:
Gasto: Esforço financeiro com que a entidade arca para obter bens (produtos) ou serviços. São representados pela promessa de entrega de ativos (geralmente dinheiro). Gasto é termo genérico que pode representar tanto um custo como uma despesa.
Despesa: Gasto que provoca redução do patrimônio. Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
Custo: Gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
Os custos são classificados de acordo com:
a) A apropriação aos produtos:
Custos Diretos: É todo o custo que está vinculado diretamente ao produto, e varia com a quantidade produzida. Sem ele o produto não existiria. Sua apropriação pode ser direta, bastando que exista uma medida de consumo, como Quilogramas, Horas-Máquina, Horas-Homem trabalhadas, etc. Exemplo de custo direto: Matéria-Prima, Embalagens, Mão-de-obra Direta.
Custos Indiretos: É todo o custo que não está vinculado diretamente ao produto, mas sim ao conjunto do processo produtivo. Para serem incorporados aos produtos, obedecem a uma mecânica de apropriação, de um processo de rateio. Exemplo de custos Indiretos: Depreciação das Máquinas, Supervisão da fábrica,