abuso sexual de menor
O abuso sexual é a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescentes para a prática de qualquer ato de natureza sexual. A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma violação de direitos, à pessoa em desenvolvimento com direito a integridade física e psicológica, ao processo de desenvolvimento físico.
A violência sexual pode acontecer de varias formas: através do contato físico, ou seja, por meio de caricias não desejadas, penetração oral, anal ou vaginal, com o pênis ou objetos, masturbação forçada, dentre outros ; e sem contato físico ,por exposição obrigatória a material pornográfico,exibicionismo,uso de linguagem erotizada em situação inadequada .(Faleiros,2008,pag. 39)
Existe o abuso sexual sempre acompanhado das agressões psicológicas, a maiorias dos casos mais freqüentes de violência sexual até a adolescência são decorridas por incesto , quando o agressor é alguém da família , trata de uma forma de violência doméstica que geralmente acontece de maneiras repetitivas, e em ambiente favorável ao agressor, onde a criança não toma conhecimento do acontecimento no primeiro momento do ato de abuso do adulto, também pode ser cometido por uma pessoa menor de 18 anos ,quando a sua idade for superior á da vitima , ou quando ela esta em posição de poder sobre ela . Quando o agressor percebe que a criança começa a entender como o abuso sexual, ou até mesmo como tratamento diferenciado pelos atos, passa a jogar a culpa sobre a criança por ter aceitado suas caricias, onde o abusador leva a criança a imaginar que a mesma é culpada por todo o abuso.
A criança abusada por alguém da família geralmente sentem se envergonhadas com o incidente. Na maioria das vezes os pedófilos se aproximam da vitima com as aparências de brincadeiras ou jogos, geralmente se mostra carinhoso para ganhar a confiança da vitima. Os abusadores não têm perfil definido, são geralmente adultos que tem uma relação de confiança com a família da