Transporte
O transporte é responsável pelo deslocamento, faz parte do direito de ir e vir, atualmente destacado como necessidade básica para à vivencia da sociedade atual, seja turístico ou (não turístico) no cotidiano, isso acontece a partir de um núcleo emissor para um receptor. Entendendo que a demanda busca o destino e precisa de um atendimento específico de locomoção. Essa especificidade cria uma demanda turística que nescessita de transporte, esse é responsável pelo deslocamento entre e dentro dos destinos.
Excemplo de planejamento e desenvolvimento de oferta de transporte é a cidade de Curitiba que implantou em seu projeto urbano uma trama de transporte turístico e não turístico, muito interessante, na qual tivemos a oportunidade de analisar de perto essa estrutura que é muito referenciada devido ao seu funcionamento, que é apontado como “modelo”.
Antes mesmo de chegarmos a cidade, ao analisarmos alguns estudos e artigos percebemos que Curitiba tem um perfil de imaginário bem definido na no cenário nacional. E quando visualizamos esses destaques certamente remetemos a alguns ícones do transporte local. Como os ônibus conectados, os tubos, e as jardineiras.
Algo peculiar deste campo é que ele já começa muito particularmente com uma pratica de transporte turístico. O trabalho de campo se iniciou na cidade de Teresópolis, de onde seguimos em direção a Curitiba, utilizando um ônibus fretado pela universidade. Caracterizando a necessidade de sairmos de um ponto de origem a outro, observando todo o