Transporte e a tecnica comercial
1. Circulação Social – É o caso da transferência de propriedade sem que os bens mudem de lugar. Exemplo: os imóveis, os terrenos, quando vendidos, circulam, economicamente falando, porque são transferidos de um a outro proprietário, sem mudar de lugar.
2. Circulação Real – neste caso a circulação é feita por meio de transportes e, assim, as mercadorias passam de um lugar para outro. Há, portanto, um deslocamento do ponto A para o ponto B.
No que diz respeito à Técnica Comercial, interessa-nos a segunda espécie de circulação, porém, num sentido mais amplo. Incluímos no seu conceito não somente o transporte de bens, como de pessoas, animais e notícias. É o que se conhece por “serviços de transportes e comunicações”, executados por empresas devidamente organizadas.
Assim, podemos apresentar o seguinte conceito de transportes e comunicações:
“TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES COMPREENDEM OS MEIOS E OPERAÇÕES DESTINADOS A TRANSLADAR PESSOAS (PASSAGEIROS), BENS, ANIMAIS E NOTÍCIAS DE UM LUGAR PARA OUTRO”
Os transportes e as comunicações vêm sofrendo evolução constante desde os tempos antigos, a começar pelo uso das vias marítimas e fluviais, passando pelo emprego dos telefones e das comunicações telegráficas, até aos nossos dias, com modernos e possantes aviões a jato.
Não será de estranhar