Transporte Usina Eolica
A logístca do transporte de máquinas e equipamentos
TRANSPORTE
Com a forte expansão dos investmentos em energia limpa em todo o Brasil, a demanda pela movimentação de equipamentos para a construção de campos eólicos em diversas partes do País
- principalmente nas regiões Nordeste e Sul
- tem crescido e exigido expertse do transportador para carregar pás e torres gigantes. Supercargas (carga indivisível)
Aerogeradores e seus componentes.
Cada parque eólico pode abrigar dezenas de aerogeradores, cada um com três pás, que podem chegar a 60m de comprimento e pesar mais de 10 toneladas.
Equipamentos que ultrapassam 100m de altura, pás que chegam a medir até
60m de comprimento, verdadeiros “cataventos gigantes”, precisam de carretas com tamanhos especiais para serem transportados. • DIMENSÕES – TORRES
Dependendo do projeto o diâmetro e o comprimento variam e são divididos em peças modulares.
As unidades tradicionais possuem uma base de 4,5 metros de diâmetro e 83 metros de altura
• DIMENSÕES – TURBINAS
A nacele de uma nova super turbina, o corpo principal onde fica instalado o gerador, tem 8 metros de altura x 8 metros de largura x 20 metros de comprimento, e pesa 390 toneladas.
• A logístca é envolvida constantemente, tanto que são utlizados equipamentos especiais como guindastes, pórtcos, pontes e empilhadeiras de grande porte.
Na fase de planejamento de uma usina eólica, é previsto no projeto toda a logístca que envolverá a movimentação das maquina e equipamentos.
Toda operação é planejada e envolve amplo estudo logístco, como estudo de viabilidade geométrica e estrutural de todo o trajeto que os veículos percorrerão desde as suas origens até o local da obra.
De acordo com a Secretaria de Transportes (2011):
“Carga Indivisível é a carga consttuída por uma única peça, máquina, equipamento ou conjunto estrutural, ou ainda parte pré-montada destes elementos”. Os superpesados também são conhecidos como cargas projeto ou produtos